Em toda a história do povo israelita, ninguém tinha mais motivos para ser soberbo do que Davi. Sendo ele um dos principais personagens da Bíblia, é citado como o maior rei que Israel já teve.
Davi, realmente, fez história! Ele tinha mesmo, se quisesse, motivos de sobras para vangloriar-se. Mas, ao invés disso ele fez a oração da humildade. Ele cantou a música de um coração sincero e humilde, no Salmos 131.
o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.
Salmos 131:1
Perceba que ele ora dizendo que não se exercita em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para ele e que por essa razão o coração dele não era soberbo nem seus olhos altivos. Ah! como temos a aprender com esse musicista-rei! Os seus feitos até poderiam ser grandes, mas, o seu coração era de um poeta adorador!
Davi, conquistou reinos, venceu batalhas inesquecíveis e ficou lembrado como o garoto que derrubou o temível gigante Golias com uma pequena pedra. Pelo menos duas vezes na Bíblia ele foi citado como o homem segundo o coração de Deus. Mas, preferiu orar que o seu coração não era soberbo e que nem se ocupava em coisas grandes e muito elevadas. Ele se ocupava, primeiramente, em adorar e agradar a Deus!..
...a minha alma está como uma criança desmamada. Salmos 131:2
Neste trecho, Davi, expressa que apesar de tudo o que ele conquistou e realizou e da força de seu braço e domínio de seu reino, ele não se apega a isso! o lugar dele era mesmo, no seio de Deus! na dependência total de seus braços, no desapego de tudo e de todos - nos braços da mãe! no consolo de Deus!
Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre. Salmos 131:3
Finalmente, ele exorta ao povo de Deus a sempre confiar em Deus em qualquer situação ou momento. A cada dia! até o fim!
(M. Di Carvalho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E AÍ, O QUE ACHOU? COMENTA AÍ, ENTÃO...